terça-feira, 27 de novembro de 2012

Caros alunos,

Leiam o texto com atenção para responder as questões.

                                            SAPOS, RÃS E PERERECAS

         Antes de se tornarem adultos, os sapos são girinos no início da vida. A transformação pela qual eles passam também ocorre com outros anfíbios e insetos e tem nome: metamorfose!
          Sapos, rãs e pererecas, por exemplo, passam por uma transformação extraordinária: seu corpo, seu comportamento e até a forma como esses animais se relacionam como meio em que vivem passam por uma reestruturação. Não que eles virem príncipes ao serem beijados por uma princesa. as a mudança é tão radical quanto às das fábulas. Afinal, os girinos são larvas de sapos, rãs ou pererecas e não se parecem em nada com os bichos que irão se tornar quando adultos!
           Suas características comprovam isso: em geral os girinos são aquáticos. Estão em riachos, lagos, poças ou na água acumulada em bromélias, um tipo de planta. Têm, acredite, algo em comum com os peixes. Sim, com os peixes!!! Adaptados a viver na água, os girinos possuem no corpo, estruturas semelhantes às desses animais, como  brânquias, que retiram o oxigênio da água. Por meio delas, eles respiram!
            Uma das grandes diferenças entre girinos, sapos, rãs e pererecas está na boca. Embora o formato dela varie com a alimentação e a espécie, muitos girinos têm um bico feito da mesma substância que forma as unhas e os dentes. Basta que a fase de girino chegue ao fim, para que a larva se pareça cada vez mais com o sapo, com a rã ou com a perereca que será no futuro!

                                             Sapos, rãs e pererecas. Ciências hoje das crianças, Rio de Janeiro, out. 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário