terça-feira, 6 de novembro de 2012


      Drogas

            As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura.
            São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras.
            São drogas licitas: álcool, cigarro, etc.


Algumas drogas:

Álcool – Seu principal agente é o etanol (álcool etílico). Possui grande aceitação social e seu consumo é estimulado pela sociedade e por propagandas, porém é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central e pode causar dependência e mudança de comportamento. Seu uso excessivo pode causar problemas de saúde, como o alcoolismo, e geralmente está ligado a acidentes de trânsito e violência.


Cigarro – Começou a ser fabricado em 1840, mas há relatos do seu uso há pelo menos mais de 10 mil anos antes de Cristo. São aproximadamente 1,2 bilhoes de fumantes no mundo. A nicotina é mais viciante do que o álcool, cocaína e morfina. Algumas substâncias são soltas no ar juntamente com a fumaça expelida pelo fumante, o que causa maleficios também a quem não fuma, mas está perto do fumante ou no mesmo ambiente. 



Cocaína - A cocaína é uma droga  psicoativa que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais bastante significativas. É extraída da folha seca da coca, e se consumida por muito tempo, ocasiona danos cerebrais e diversos problemas de saúde.
Devido aos efeitos de euforia e prazer que a cocaína proporciona, as pessoas são seduzidas a utilizá-la para vivenciar sensações de poder, entretanto tais efeitos têm pouca duração. Logo o individuo entra em contato com a realidade, aspecto que desperta uma grande ansiedade em poder utilizá-la novamente.
Aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação ou diminuição da pressão sanguínea, calafrios, náuseas, vômitos, perda de peso e apetite são alguns dos efeitos biológicos da cocaína.

Maconha – Em vários países é conhecida como  “marijuana”. Seus efeitos são variados e está ligada a dose utilizada, pode trazer grandes problemas para a vida e saúde do indivíduo. Os efeitos a curto prazo do uso da maconha incluem problemas com memória e aprendizado; percepção distorcida; dificuldade em pensar e resolver problemas; perda da coordenação; e aumento da freqüência cardíaca. Depressão, ansiedade, e distúrbios da personalidade também estão associados com o uso da maconha. Devido ao efeito prejudicial na habilidade de aprendizado e memória, quanto mais a pessoa abusa da maconha, mais propensa ela será de ter um declínio de suas atividades intelectuais, de trabalho e sociais.


Ecstasy - é uma droga sintética e psicoativa com propriedades estimulantes e alucinógenas.Primariamente usada em boates e raves, está sendo cada vez mais usada em vários outros círculos sociais.
É usualmente ingerido na forma de pílula, mas alguns usuários fazem uso por inalação, injeção, ou supositório, em altas doses pode causar aumento agudo da temperatura corporal (hipertermia maligna), o que pode levar a lesão muscular e insuficiência dos rins e sistema cardiovascular, causa lesão cerebral, afetando os neurônios.
Entre os distúrbios psicológicos podemos citar a confusão, depressão, distúrbios do sono, ansiedade grave e paranóia. E os problemas físicos podem incluir a tensão muscular, náuseas, visão borrada, desmaio, calafrio ou sudorese. O uso dessa droga também tem sido associada com um aumento na freqüência cardíaca e pressão arterial, o que é especialmente perigoso para pessoas com doença circulatória ou cardíaca.


Heroína - Heroína é uma droga que leva a dependência facilmente. É processada da morfina e apresenta-se usualmente como um pó branco ou marrom.
O abuso da heroína está associado com graves problemas físicos, incluindo overdose fatal, aborto espontâneo, colapso venoso e doenças infecciosas, incluindo HIV/AIDS e hepatite.
Além dos próprios efeitos da heroína, a droga pode conter aditivos que não se dissolvem bem e resultam em obstrução dos vasos sanguíneos dos pulmões, fígado, rins ou cérebro. Isso causa infecção ou mesmo a morte de parte desses órgãos vitais.


Inalantes - Os inalantes são substâncias químicas voláteis que produzem efeitos psicoativos. Uma variedade de produtos usados no ambiente doméstico e no trabalho contém substâncias que podem ser inaladas. Muitas pessoas não vêem produtos como tintas spray, colas, e fluidos de limpeza como drogas porque nunca tiveram a intenção de usá-los para obter um efeito intoxicante, entretanto crianças e adolescentes tem acesso fácil a esses produtos e estão entre o grupo de maior risco de abuso dessas substâncias extremamente tóxicas.
Dentre as substâncias inalantes encontram-se os solventes (thinner, removedores, fluidos de limpeza, gasolina, cola) e gases (butano, propano, aerossóis, gases anestésicos, etc).
Quase todos os inalantes produzem efeitos similares aos anestésicos, que agem diminuindo as funções do organismo. A intoxicação usualmente dura apenas alguns minutos. Entretanto, alguns usuários apresentam o seu efeito por muitas horas pela inalação repetida. Inicialmente, os usuários podem sentir um efeito estimulador e inalações sucessivas podem os tornar menos inibidos e com menos controle. Se usado continuadamente, pode provocar a perda de consciência, induzir diretamente a parada cardíaca e morte dentro de poucos minutos de uma única sessão de uso prolongado. O abuso crônico de solventes pode causar danos graves ao cérebro, fígado e rins.

Crack – Deriva da planta do coca, resulta da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada resultando em grãos que são fumados em cachimbos. Seu consumo é maior que o da cocaína. Como seu efeito dura menos, ela é causa dependência em pouco tempo.


Onde encontramos as drogas ilícitas?

Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades.

Qual a influência dela no nosso organismo e em nossas vidas?

Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.
Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais conseqüências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.

Quais são os efeitos físicos da droga no corpo?

Depois de algum tempo, os cabelos já não são os mesmos. O rosto perde a cor. As bochechas somem. Os dentes caem. A pele ganha manchas, olheiras, rugas, machucados. Os olhos perdem completamente o brilho. 
Esses são os efeitos físicos mais visíveis causados pela uso de drogas pesadas, incluindo cocaína, heroína e metanfetamina – como você pode ver nas chocantes imagens abaixo.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário